Essa página foi visualizada:

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Multicampeão, volta de suspensos e nova geração marcam o Troféu Brasil!

Logo no primeiro dia, o Mister Troféu Brasil corre na pista do Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo, em busca de mais um ouro para sua coleção. Nas 11 edições da principal competição de clubes na América do Sul que disputou, Marilson Gomes dos Santos conquistou 20 medalhas: 11 ouros, seis pratas e três bronzes.
O Troféu Brasil - última chance para alcançar vaga no Mundial de Daegu, na Coreia do Sul, de 27 de agosto até 4 de setembro - prossegue até domingo. No total, serão disputadas 44 das 47 provas que fazem parte do programa olímpico. A entrada é gratuita.
Atletismo marilson gomes dos santos treino (Foto: Fernanda Paradizo / BM&FBOVESPA )
Marilson é o principal favorito nesta tarde nos 10.000m (Foto: Fernanda Paradizo/Divulgação)
Numa delas, Marilson corre nesta tarde. Melhor fundista latino-americano da atualidade, Marilson tentará a conquista da oitava medalha de ouro nos 10.000m, a sexta consecutiva. Nessa prova, ele subiu ao pódio 10 vezes. Suas outras 10 medalhas no Troféu Brasil saíram nos 5.000m.
Para o técnico Adauto Domingues, que também foi um dos grandes vencedores do Troféu Brasil nas provas de 1.500m, 5.000m e 3.000m com obstáculos, Marilson está em boa forma.
- Ele tem treinado bem e acho que deve lutar por mais uma medalha de ouro - comentou o técnico, dizendo que o atleta disputará a mesma prova no Mundial de Daegu e no Pan de Guadalajara, em outubro.
A princípio, Marilson não disputará os 5.000m nesta edição do Troféu Brasil. Mas Adauto frisa que, "se o clube precisar de mais pontos para a conquista do título, ele estará à disposição para correr". O técnico explicou que o fundista se prepara a Maratona de Chicago, nos Estados Unidos, no início de outubro. Marilson é tricampeão da São Silvestre e bicampeão da Maratona de Nova York.
- Se tudo der certo, ele deve assegurar o índice para as Olimpíadas (Londres-2012) e ter tranquilidade depois para treinar.
Maurren Maggi comemora no GP de atletismo (Foto: AP)
Maurren Maggi, campeã olímpica, disputa a prova do
salto em distância (Foto: AP)
Além de Marilson, que compete nesta quarta, estarão em ação nomes de peso como a campeã olímpica Maurren Maggi e a medalhista mundial Keila Costa (salto em distância), a recordista sul-americana Ana Cláudia Silva (100m) e o novo destaque do salto com vara Fábio Gomes. Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara, em pista coberta, segue na Europa, preparando-se para o Mundial, e não compete em São Paulo. Nesta sexta, ela disputa a etapa de Londres da Diamond League.
Representando o São Paulo, Maurren está animada para mais uma participação no Troféu Brasil. Segundo ela, seu objetivo é chegar perto do salto dos 7m.
- Estou bem e vou tentar fazer o melhor como sempre - disse a atleta, que, em 2011, saltou 6,89m, a sexta melhor marca do mundo na temporada.
O Troféu Brasil deste ano marca o retorno de atletas suspensos por doping. Depois de cumprir dois anos de suspensão, Luciana Santos e Lucimara Silvestre estão de volta. Em 15 de junho de 2009, às vésperas do Mundial de Berlim, elas e outros três atletas, Bruno Lins Tenório, Josiane da Silva Tito e Jorge Célio da Rocha Sena, foram submetidos a um exame antidoping surpresa da CBAt, e acabaram testando positivo para o hormônio sintético eritropoietina. Todos os cinco atletas flagrados faziam parte da equipe Rede Atletismo, extinta após o episódio.
Nomes da nova geração do atletismo brasileiro também vão estar no Troféu Brasil. Os jovens Thiago Braz (salto com vara), Tamara Alexandrino de Sousa (heptatlo) e Jéssica Carolina Alves Reis (salto em distância) foram medalhistas de ouro em suas modalidades no Pan-Americano Juvenil, nos Estados Unidos. Com apenas 17 atletas na delegação, o Brasil voltou do Pan com 11 medalhas na bagagem.
Entre os atletas inscritos no Troféu Brasil, 49 são estrangeiros que foram especialmente convidados pela CBAt . Eles vêm do Egito, Austrália, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Do exterior, vêm o uruguaio Andrés Silva, campeão dos 400m com barreiras no GP Brasil, em maio, no Rio de Janeiro, e o colombiano Paulo Villar, líder do ranking sul-americano dos 110m com barreiras na temporada, com 13s60.
No total, participarão do Troféu Brasil 803 atletas, que competirão por 91 clubes de 16 Estados e do Distrito Federal, de todas as regiões do País, além de 49 estrangeiros.
Provas desta quarta-feira:
14h30m - 100m masculino (eliminatória)
14h35m - Lançamento do martelo masculino (qualificação)
14h40m - Salto triplo feminino (qualificação)
15h10m - 100m feminino (eliminatória)
15h40m - 1.500m masculino (semifinal)
16h20m - 10.000m feminino (final)
16h30m - Lançamento do martelo feminino (qualificação)
16h35m - Salto em distância masculino (qualificação)
17h - 10.000m masculino (final)


Créditos a Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário